top of page

Como os Pensamentos Automáticos Afetam a Vida Sexual?

Foto do escritor: niviaserrapsiniviaserrapsi

Os pensamentos afetam a relação sexual
Os pensamentos afetam a relação sexual

A nossa mente é muito mais ativa do que imaginamos. Durante qualquer conversa ou situação, estamos constantemente gerando pensamentos automáticos. Eles são aquelas ideias que surgem na nossa cabeça sem muito esforço e que guiam nossas emoções e comportamentos. Isso também acontece durante momentos íntimos, e pode impactar diretamente a resposta do corpo.

Os pensamentos automáticos podem aparecer na forma de palavras, imagens ou ideias desorganizadas, e são influenciados pelas nossas crenças centrais e experiências de vida. Cada pessoa vai ter um tipo de pensamento automático ao passar pela mesma situação, porque nossa mente processa a realidade de formas diferentes, dependendo de quem somos e do que acreditamos.

Durante momentos íntimos, esses pensamentos automáticos muitas vezes são carregados de autocrítica e insegurança. Você pode estar pensando que sua performance não está boa, que algo está errado com você, ou até mesmo se preocupar com a opinião do parceiro sobre o momento. Isso tudo gera ansiedade, que afeta diretamente a resposta física do corpo. Quando nossa mente está focada em pensamentos negativos, é muito mais difícil que o corpo responda de forma natural.

Por exemplo, é comum pensamentos de autoconsciência como "Eu não estou excitado", de fracasso como "Não está funcionando", ou de culpabilização "Ele(a) não sabe como me excitar". Esses pensamentos acabam criando um ciclo de ansiedade e frustração, que só agrava a situação.

Além disso, há também pensamentos de antecipação do fracasso, onde a pessoa já acredita que algo vai dar errado antes mesmo de começar. Pensamentos como "Vou perder o interesse", "Ele(a) vai perceber que não estou tão envolvido", ou até "Como vamos continuar nosso relacionamento assim?" são muito comuns. A ansiedade gerada por esses pensamentos só piora o problema e torna o momento íntimo desconfortável.

Como a Terapia Pode Ajudar?

A boa notícia é que, com a ajuda de uma terapia adequada, como a terapia cognitivo-comportamental, é possível identificar esses pensamentos automáticos, entender suas causas e modificá-los. O tratamento ajuda a trazer mais consciência para o que estamos pensando e, ao aprender a controlar essas ideias, o corpo também responde de forma mais positiva.

A terapia é uma ferramenta poderosa para ressignificar crenças negativas, controlar a ansiedade e melhorar a conexão entre mente e corpo. O primeiro passo é entender que você não precisa enfrentar esses desafios sozinho, e que buscar ajuda pode trazer uma grande transformação na sua vida íntima.

Vamos juntos resolver essas questões?

Psicóloga Nivia Serra - CRP 05/50281

Atendimento 100% online para brasileiros do mundo todo. Clique no botão do WhatsApp para agendar.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page