
Muitas vezes, os problemas na vida íntima de um casal não estão diretamente ligados a fatores físicos, mas sim aos pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que surgem em momentos cruciais. Esses pensamentos afetam diretamente o desempenho e a conexão entre o casal, podendo gerar insegurança, medo de falhar e até desinteresse.
Por exemplo, no caso dos homens, é comum haver o medo de falhar, a insegurança quanto à duração da relação, o medo de ejacular muito rápido, e até o receio de não satisfazer o(a) parceiro(a). Esses pensamentos automáticos surgem de forma rápida e muitas vezes sem que o indivíduo perceba, gerando ansiedade e dificuldades no desempenho. Já as mulheres podem lidar com a falta de libido, as queixas frequentes do parceiro(a) sobre a frequência da relação e, em algumas fases da vida, o climatério se torna um fator complicador.
É aqui que entra a terapia cognitiva sexual. Com uma abordagem objetiva e prática, ela ajuda o casal a identificar e trabalhar esses pensamentos disfuncionais, substituindo-os por padrões mais saudáveis e realistas. Isso não só melhora o desempenho, mas também fortalece a conexão emocional e íntima do casal. A terapia cognitiva sexual ensina a lidar com os pensamentos negativos, permitindo que ambos os parceiros possam desfrutar de uma vida sexual mais plena e satisfatória.
Se você sente que os seus pensamentos estão atrapalhando a sua vida sexual ou a do seu relacionamento, agendar uma sessão pode ser o primeiro passo para a transformação.
Clique agora no botão do WhatsApp e marque uma sessão com a Psicóloga Nivia Serra - CRP 05/50281.
Atendimento online para brasileiros espalhados pelo o mundo.
Quandos os problemas sexuais vêm dos pensamentos, é preciso agir.
Comments